(85) 3091.3959 | 98211.0676

Clareamento

O clareamento dental tem a finalidade de trazer a beleza ao sorriso e é um procedimento muito comum da estética dental, recomendado a todos.

Existem dois tipos de clareamento

1- Clareamento caseiro supervisionado: O primeiro passo é a fabricação pelo dentista de uma moldeira de silicone. Em casa, a moldeira deverá ser preenchida com um gel clareador e utilizada todos os dias, por três a quatro semanas. Esse método exige disciplina pois durante o processo de clareamento é contra-indicado a ingestão de alimentos que podem pigmentar os dentes como vinho, café, açaí, refrigerante, beterraba, chocolate etc.

2- Clareamento de consultório: aplicação nos dentes de gel clareador em alta concentração otimizado por uma fonte de luz, como LED ou laser. São necessárias duas ou três sessões, uma por semana, mas já dá para sentir os resultados na primeira aplicação. É um método mais cômodo pois a restrição alimentar será apenas no dia da aplicação do produto.

Quais os efeitos colaterais do clareamento dental? Ocorre muita sensibilidade com frio?

Durante o processo do clareamento dental pode ocorrer uma sensibilização dos dentes com frio, porém este incômodo passa com o tempo, não havendo a necessidade de tomar nenhum analgésico. São raros os casos de dor.

Quanto tempo dura um clareamento dos dentes? Os dentes escurecem depois de um tempo?

A durabilidade do clareamento dental depende em sua maior parte dos hábitos alimentares, de higiene e da assiduidade do paciente ao consultório. Nos pacientes fumantes, que tomam muito café, refrigerantes à base de cola, chás escuros, vinho tinto, açaí, o clareamento dental apresenta uma durabilidade menor, tendo que ser repetido uma vez por ano para se manter. Os pacientes que não têm esses hábitos podem reforçar o tratamento a cada dois ou três anos.

Verdades e Mitos

Clareamento deixa os dentes fracos?
Mito: clareamento não desgasta nem enfraquece os dentes

Cremes dentais funcionam como clareadores?
Mito: Os cremes dentais branqueadores possuem uma quantidade muito pequena de agentes ativos do clareamento dental. Mas, por serem abrasivos, removem manchas externas e dão a impressão de dentes mais brancos.

Dentes com restaurações irão clarear?
Mito: géis clareadores não exercem nenhum efeito sobre as resinas ou porcelanas, clareiam apenas a estrutura dental portanto, as restaurações não irão clarear e deverão ser trocadas após o clareamento.

Clareamento dental provoca sensibilidade?
Verdade: A ação do agente clareador pode provocar uma leve sensibilidade no dente durante o tratamento, porém após o término do processo clareador a sensibilidade desaparece.

Qualquer pessoa pode ficar com os dentes brancos após o clareamento?
Parcialmente verdade. Vai depender da resposta biológica da estrutura dental de cada indivíduo.



Todas as Especialidades
© Dra. Lara Linard - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: GIRO HOST
WhatsApp chat